Dicas para liderar equipes de vendas



As 5 Dicas para gerenciar equipes de vendas

1- Quem define se você é líder não é o dono e sim a equipe.


Você tem que ganhar sua equipe, e o melhor é o exemplo.
Procure o líder técnico, geralmente sempre tem uma pessoa que vende mais ou tem um melhor relacionamento com os outros membros da equipe, por isso comece pela conquista dessa pessoa.
Porém nunca deixe de entender que você é o líder, para que isso não te cause mais problemas do que soluções.


2- Vai ter gente que não vai querer te reconhecer como líder da sua equipe, essas pessoas mesmo você remunerando bem, elas tentaram sabotar a equipe.
Uma ótima dica é gerenciar bem os indicadores dando feedback, criar um clima organizacional e tentando ser o mais justo possível.

Mesmo você fazendo tudo isso sempre vai ter aquele que não vai conseguir por uma maneira ou de outra acompanhar a equipe, e essa frustração mesmo que talvez por acreditar que ela deveria estar no seu lugar.

Isso acontece muito quando é um membro da própria equipe que assume um cargo de líder, essa pessoa pode apontar como resposta desta frustração ao líder.

O que mais tem é pessoas fracassadas que jogam a culpa em um terceiro e o mais próximo é você líder direto, e digo mais, comece a pensar em fazer o desligamento de pessoas que não estão alinhadas com as metas, procure sempre o equilíbrio, não generalize nem deixe com que desmotivação de um membro cause o fracasso da equipe toda, e consecutivamente o seu fracasso já que cabe a você as decisões sobre a equipe.


3- Definir regras claras do que não é negociável para você.

Aquele tipo de atitude ou desculpas que para você não importa os motivos é inegociável.
Deixe isso bem claro para equipe e com isso você já vai identificar aqueles que vão querer dobrar as regras porém com isso bem definido, é bem provável que as pessoas que necessitar vão acabar encontrando um outro jeito sem nem comentar com você.


4- O seu sucesso depende da sua equipe.

Imagine que sua equipe está abaixo de você, e você está com uma corda no pescoço, se você for um bom líder, sua equipe te empurra para cima e a corda no seu pescoço afrouxa, se você for um mau líder sua equipe pendura no seus pés e te puxa para morte.

Então 2 coisas, utilize pelo menos 50% do seu tempo livre pensando e estudando para manter sua equipe motivada, pois uma equipe motivada vai levar você para o sucesso.
Encontre sempre pessoas com habilidades que você observe que falte nessa equipe, talvez uma pessoa mais técnica, isso pode ajudar você a elevar o nível dos outros membros.

Você pode encontrar também alguém mais bem relacionada, isso também pode engrandecer o desenvolvimento de sua equipe.

Eu sempre acredito que pessoas com habilidade diferentes que em conjunto, ajuda a outra na troca de experiência, isso além de aumentar as habilidades de todos , faz com que a equipe se una mais, motivando os que eventualmente não chega nas metas e assim limitando eventualmente aquele que vai se sentir o líder, lembre-se um líder por sentimento na equipe pode ser uma ameaça para a sua liderança e para a falta de comprometimento dos membros da equipe.


5- A liderança é ciclo.

Lembrar sempre que a liderança é um círculo e ela só se fecha quando você inicia um projeto novo de liderança de equipe, seja por crescimento ou novo desafio e o mais importante, deixe alguém na sua própria equipe preparado para assumir sua função.

Eu digo isso por acompanhar vários casos de líderes fracassados que ficam uma vida inteira em um mesmo cargo ou função por ser tão bom no que faz e não ter a capacidade de passar esse conhecimento para um outro membra da equipe, e a empresa fica com medo de tirar ele dessa equipe, o que condena esse líder ao fracasso, pois com o tempo ou ele vai ficar desmotivado por não ter novos objetivos, ou vai passar a não fazer o trabalho direito simplesmente por que ele ficou tanto tempo ali que a empresa tem até medo de fazer sua demissão.

Nesse caso vale sempre lembrar, não importa o tempo nem o conhecimento, ninguém é insubstituível.

© 2007 Todos os direitos reservados | Desenvolvido CTI Tecnologias