Muitas vezes os administradores de ecommerces e sites em geral deixam de lado a meta description, não dando a devida importância ou até por não saberem o que escrever. Isso é um grande erro.
Para que isso não aconteça, é importante sempre preencher os campos de meta description de cada página de forma otimizada, atentando-se as regras, principalmente se a página for de produtos.
Neste post, vamos oferecer algumas dicas para criar uma boa meta description.
Meta tags e meta description.
As meta tags ou meta description são as linhas de código HTML que resumem o conteúdo do site para os buscadores. Ela nada mais é do que um breve resumo do site ou de uma página do site. Na prática, a meta description é aquele texto pequeno que aparece junto com o link quando é feito uma pesquisa no Google.
A importância da meta description.
A meta description é uma das estratégias de SEO para alcançar mais visitas no site. Porém, essa tag é apenas para o usuário e não para os robôs do Google. Ela é muito importante por ser uma descrição resumida do conteúdo da página, seja um conteúdo ou um produto.
Serve para informar o usuário do que se trata aquela página antes que ele clique no link nos resultados de busca. Isso contribui ainda mais para SEO, porque evita que as pessoas entrem no site, não achem o que esperavam e saiam rapidamente, aumentando a taxa de rejeição.
Para um estudo mais completo de SEO, disponibilizamos em nossa biblioteca 5 dicas infalíveis de SEO para ecommerce.
Para o Google, o aumento dessa taxa quer dizer que seu site não é interessante para o público. Sendo assim, um site não relevante não “merece” ser bem posicionado.
Por que é importante não deixar em branco?
Agora que entendemos a importância da meta description, sabemos que ela não deve ficar em branco. Mas por quê?
Quando o Google ler a meta tag e não estiver nada escrito, o seu buscador vai coletar automaticamente a descrição do produto ou qualquer outro texto/frase inserido naquela página. Deixando para o próprio Google a decisão do texto que vai ser exibido nos resultados. Assim seu site vai ter metas description longas ou curtas demais e sem chamadas atrativas, diminuindo a chance do usuário clicar em seu site.
Como escrever uma meta description.
A maioria das pessoas se pergunta o que escrever na meta description. É bem simples, a dica fundamental é utilizar a principal palavra-chave da página e criar uma chamada atrativa, incluindo uma call to action para incentivar o clique. Elas podem variar muito de acordo com o segmento, mas devem atrair o público a clicar naquele link. Como exemplo:
– Compre agora.
– Inscreva-se.
– Acesse já.
– Não perca.
– Parcele em 3x sem juros.
– Baixe gratuitamente.
– Confira nossos preços.
– Aprenda conosco.
– Reserve seu quarto.
Deve ser um resumo do resumo do conteúdo da página ou produto para o usuário entender do que se trata, ela também deve:
– Ter no máximo 156 caracteres.
– Ser exclusiva.
– Possuir palavra-chave.
– Possuir call to action.
– Ser escrita com as próprias palavras.
Onde inseri-las?
A forma de inserir a meta description em cada página varia muito a cada plataforma. Para quem usa WordPress, fica mais simples, pois existem vários plug-ins (como o Yoast) que ajudam nesse preenchimento no próprio post..
Para outras plataformas o ideal é inserir a tag pelo código e caso você não saiba, peça ajuda a um programador..
No código do site a meta description deve ser escrita entre os símbolos <>, como no exemplo abaixo:.
.
Como escolher a melhor palavra-chave Assim como toda página, a meta description também deve possuir uma palavra-chave. Ela é muito importante em SEO para que o Google possa entender sobre o que se trata e mostrar a página para os usuários que pesquisaram por essas palavras.
Na meta tag, ela é importante para mostrar ao usuário que sua página possui o que ele está procurando. E também a palavra-chave aparece em negrito nos resultados de busca, chamando atenção para os cliques.
Pesquise como o público-alvo do seu site pesquisaria seus produtos ou serviços e levante possíveis termos importantes para serem utilizados. O ideal mesmo é criar uma pesquisa de palavras-chave para analisar qual as mais relevantes para o seu segmento.
Há três tipos de palavras-chave, a long, middle e short taill. O ideal é buscar escolher sempre palavras long tail, por elas serem mais específicas, formadas por três ou mais palavras e terem mais chances de subir nas posições de buscas.
Além do mais, existem também diversas ferramentas que nos auxiliam a fazer isso, e uma delas é o Keyword Planner, na qual inserimos uma palavra em específico e ela nos dá outras relacionadas relevantes. Só resta escolher. Outra seria a SemRush que possibilita o volume de busca das palavras-chave entre outras informações relevantes, como avaliar a posição dos concorrentes.
Criar meta description não é tão difícil quanto parece, basta atentar-se as regras e criar um bom planejamento de palavras chave. Boas estratégias a todos!
© 2007 Todos os direitos reservados | Desenvolvido CTI Tecnologias
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o objeto de proteger os dados pessoas das pessoas físicas de modo a proteger a sua privacidade e assegurar os direitos relativos à intimidade, imagem e vida privada. Mas não só isso! A LGPD também tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico a partir da criação de um cenário de segurança digital e jurídica, fomentado as relações comerciais entre as empresas nacionais e internacionais.
×